Sabia que ...

Sabia que ...

A breve história da Pegaso em Le Mans


A empresa espanhola conhecida pelos seus camiões Comet também produziu viaturas de Grande Turismo e Sport, com algumas participações em provas desportivas. Uma delas, mal sucedida, aconteceu nas 24 Horas de Le Mans de 1953, a primeira edição a contar para o novo campeonato mundial de marcas.
A equipa da ENASA (Empresa Nacional de Autocamiones SA) inscreveu dois Pegaso Z-102 B com carroçaria Touring "superleggera" equipados com motores V8, com 2,8 litros, sobrealimentados.
No entanto, Juan Jover, um dos primeiros espanhóis a correr na F1 despistou-se com alguma violência ao volante do Pegaso que partilhava com o Príncipe Matternich e, tendo em conta a gravidade dos seus ferimentos, a equipa acabou por retirar os dois carros, não alinhando à partida da clássica francesa.
Francisco Cunha - Durante umas breves semanas em 1953, o Z102B foi o carro de estrada mais rápido do mundo. O recorde foi batido após esse tempo por um Jaguar XK120 "ligeiramente modificado". Era um carro muito avançado para a época.


Ricardo Grilo

Sportscar Portugal

Img
Facebook